O Meu BLOG.....

O Meu BLOG.....
O acto de conduzir, hoje em dia é banal, ou seja, mais do que nunca os "miúdos" já têm queda para a condução, o que lhes falta é sem dúvida o saber circular na via pública.
Esse sim é o calcanhar de aquiles da Condução de qualquer condutor.....
Temos que saber conduzir em segurança, e isso só se consegue com a ajuda de todos os PROFISSIONAIS DA CONDUÇÃO...
Todos temos que rumar para o mesmo lado, porque juntos é que conseguiremos que alguma coisa seja feita.
Não é estar aqui a criticar que é melhor aumentar o numero de aulas... que o vizinho vende as cartas mais baratas.... que o I.M.T.T. está a fazer umas leis que não lembram a ninguém...( ex: lei sobre o ensino na condução dado por tutores...)
Temos sim que nos recordar que foi com muito sacrificio que conseguimos melhorar a sinistralidade das Estradas ( em 1998 tinhamos 3250 mortos/ano em Portugual... hoje em dia temos 700 mortos/ano), todo este trabalho de consciencialização dos condutores Portugueses foi feito por quem??? ...( nós Instrutores de Condução, Escolas, Empresas do Sector, GNR, PSP.... ) ou seja todos rumámos para o mesmo lado.

Criei este Blog não para mim, mas para todos os meus colegas de profissão ( que me ajudem na troca de ideias sobre como conduzir em segurança ), ....todos os Portugueses ( que podem visitar o Blog e tentar tirar dúvidas e trocar ideias) e acima de tudo para todos os FUTUROS ENCARTADOS.... porque estes sim serão os proximos condutores de Portugal, pois são eles que vão circular nas nossas estradas; é neles e com eles que temos que trabalhar imenso, tentando mostrar-lhes como se conduz defensivamente, com segurança, contando com eles e com os outros, respeitando sempre o outro condutor.


Espero que Gostem .... e ajudem-me a fazer dos Portugueses melhores condutores.


Nuno Pereira

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Comportamentos (cont...)


Aurora e Crepúsculo



No período em que o sol se apresenta na linha do horizonte, vulgarmente designado como "pôr do sol" ou "nascer do sol", se a luz solar incidir directamente nos olhos do condutor, este tem enorme dificuldade em observar os pormenores envolventes, os obstáculos existentes na via e ainda em calcular a distância que o separa dos outros veículos.

Nestas situações o condutor:

  • Pode atenuar estes efeitos, utilizando dispositivos apropriados (palas) ou óculos de sol apropriados.

  • Deve reduzir a velocidade, adaptando-a às condições de visibilidade.

  • Não deve efectuar ultrapassagens que exijam a utilização da parte da faixa de rodagem destinada ao trânsito de veículos em sentido contrário, porque pode não dispor de visibilidade suficiente para realizar a manobra em segurança.











Encandeamento - Causas e Comportamentos



O encandeamento consiste numa diminuição da visão pelo facto dos olhos receberem um excesso de luz. Pode ser originado:

  • Pelas luzes de outro veículo que circula em sentido contrário, principalmente se circula com os máximos ligados, ou se as suas luzes estão mal reguladas.

  • Pelo reflexo no espelho retrovisor interior das luzes dos veículos que seguem na traseira.

  • Pelo sol, reflectindo em superfícies brilhantes, como superfícies de gelo, ou poças de águas, ou mesmo pelo sol reflectido no pavimento em certos dias de Verão.



Em caso de encandeamento provocado pelos faróis de outro veículo, o condutor deve evitar olhar para a luz que o incomoda, desviando o olhar para o pavimento. Deve reduzir a velocidade, ou se necessário encostar à berma e parar, tendo no entanto a preocupação de verificar se existem peões ou motociclistas que possam ser perturbados.



Se for encandeado pelo retrovisor, deve redireccioná-lo rapidamente para deixar de ter essa luz nos olhos.



Se for encandeado pelo sol, deve orientar adequadamente as palas de protecção do sol, e se necessário colocar óculos de sol.




Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

0 comentários:

  © http://conduziremseguranca.blogspot.com Blog Created by Nuno Pereira 2009

Back to TOP