Comportamentos (cont...)
No período em que o sol se apresenta na linha do horizonte, vulgarmente designado como "pôr do sol" ou "nascer do sol", se a luz solar incidir directamente nos olhos do condutor, este tem enorme dificuldade em observar os pormenores envolventes, os obstáculos existentes na via e ainda em calcular a distância que o separa dos outros veículos.
Nestas situações o condutor:
Pode atenuar estes efeitos, utilizando dispositivos apropriados (palas) ou óculos de sol apropriados.
Deve reduzir a velocidade, adaptando-a às condições de visibilidade.
Não deve efectuar ultrapassagens que exijam a utilização da parte da faixa de rodagem destinada ao trânsito de veículos em sentido contrário, porque pode não dispor de visibilidade suficiente para realizar a manobra em segurança.
Encandeamento - Causas e Comportamentos
O encandeamento consiste numa diminuição da visão pelo facto dos olhos receberem um excesso de luz. Pode ser originado:
Pelas luzes de outro veículo que circula em sentido contrário, principalmente se circula com os máximos ligados, ou se as suas luzes estão mal reguladas.
Pelo reflexo no espelho retrovisor interior das luzes dos veículos que seguem na traseira.
Pelo sol, reflectindo em superfícies brilhantes, como superfícies de gelo, ou poças de águas, ou mesmo pelo sol reflectido no pavimento em certos dias de Verão.
Em caso de encandeamento provocado pelos faróis de outro veículo, o condutor deve evitar olhar para a luz que o incomoda, desviando o olhar para o pavimento. Deve reduzir a velocidade, ou se necessário encostar à berma e parar, tendo no entanto a preocupação de verificar se existem peões ou motociclistas que possam ser perturbados.
Se for encandeado pelo retrovisor, deve redireccioná-lo rapidamente para deixar de ter essa luz nos olhos.
Se for encandeado pelo sol, deve orientar adequadamente as palas de protecção do sol, e se necessário colocar óculos de sol.
Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com
0 comentários:
Enviar um comentário