O Meu BLOG.....

O Meu BLOG.....
O acto de conduzir, hoje em dia é banal, ou seja, mais do que nunca os "miúdos" já têm queda para a condução, o que lhes falta é sem dúvida o saber circular na via pública.
Esse sim é o calcanhar de aquiles da Condução de qualquer condutor.....
Temos que saber conduzir em segurança, e isso só se consegue com a ajuda de todos os PROFISSIONAIS DA CONDUÇÃO...
Todos temos que rumar para o mesmo lado, porque juntos é que conseguiremos que alguma coisa seja feita.
Não é estar aqui a criticar que é melhor aumentar o numero de aulas... que o vizinho vende as cartas mais baratas.... que o I.M.T.T. está a fazer umas leis que não lembram a ninguém...( ex: lei sobre o ensino na condução dado por tutores...)
Temos sim que nos recordar que foi com muito sacrificio que conseguimos melhorar a sinistralidade das Estradas ( em 1998 tinhamos 3250 mortos/ano em Portugual... hoje em dia temos 700 mortos/ano), todo este trabalho de consciencialização dos condutores Portugueses foi feito por quem??? ...( nós Instrutores de Condução, Escolas, Empresas do Sector, GNR, PSP.... ) ou seja todos rumámos para o mesmo lado.

Criei este Blog não para mim, mas para todos os meus colegas de profissão ( que me ajudem na troca de ideias sobre como conduzir em segurança ), ....todos os Portugueses ( que podem visitar o Blog e tentar tirar dúvidas e trocar ideias) e acima de tudo para todos os FUTUROS ENCARTADOS.... porque estes sim serão os proximos condutores de Portugal, pois são eles que vão circular nas nossas estradas; é neles e com eles que temos que trabalhar imenso, tentando mostrar-lhes como se conduz defensivamente, com segurança, contando com eles e com os outros, respeitando sempre o outro condutor.


Espero que Gostem .... e ajudem-me a fazer dos Portugueses melhores condutores.


Nuno Pereira

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Comportamentos (cont...)


Neve e Gelo



A queda de neve reduz a visibilidade. Assim para melhor ver e ser visto, o condutor deve utilizar as luzes de cruzamento (médios) e, no caso de redução significativa da visibilidade, as luzes de nevoeiro à retaguarda. À frente o condutor pode utilizar as luzes de nevoeiro, em substituição ou para complementar as luzes de cruzamento.
O condutor deve ainda utilizar o sistema de ventilação (para evitar o embaciamento dos vidros) e, quando necessário, os limpa pára-brisas.

A presença de neve ou gelo sobre o pavimento, torna-o escorregadio, provocando assim, uma redução muito grande da aderência que, por vezes, chega a ser quase nula.

Nestas circunstâncias, o condutor deve:

  • Reduzir a velocidade, adaptando-a às condições de aderência.

  • Aumentar a distância de segurança.

  • Prever as paragens com bastante antecedência.

  • Evitar acelerações e travagens bruscas.

  • Verificar se existe sinalização que obrigue ou aconselhe à utilização de correntes de neve.

O condutor não se apercebe com antecedência da presença de gelo sobre o pavimento, motivo pelo qual deve estar especialmente atento, sobretudo quando circula em zonas habitualmente favoráveis à formação do mesmo



Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

0 comentários:

  © http://conduziremseguranca.blogspot.com Blog Created by Nuno Pereira 2009

Back to TOP