Protecção do Ambiente (cont.)
Condução Económica
Para que o condutor pratique uma condução económica, terá de conduzir de uma forma suave, sem grandes e rápidas acelerações do motor e sem travagens bruscas.
Depois do veículo atingir a sua velocidade de regime, o condutor deve manter uma aceleração suave, suficiente para manter a velocidade atingida.
Actualmente, a velocidade económica situa-se entre as 2500 e as 3000 rpm (rotações por minuto), o que corresponde a uma velocidade média do veículo de uns 80km/h.
Sempre que o motor trabalha a baixas rotações, gasta mais combustível do que o normal, mas quando trabalha com rotações elevadas gasta muito mais, e como consequência, o combustível não é totalmente queimado, formando-se fumos negros que poluem o meio ambiente.
Os parâmetros que influenciam os custos de uma má condução são o consumo de combustível, o desgaste dos pneus, dos calços e embraiagem, e os custos de oficina por abusos de uma condução forçada.
Para economizar combustível, constitui habilidade do condutor saber evitar, sempre que possível, o atravessamento de localidades que obriguem a paragens e arranques muito frequentes, originando consumos exagerados.
Percorrendo determinado percurso a