O Meu BLOG.....

O Meu BLOG.....
O acto de conduzir, hoje em dia é banal, ou seja, mais do que nunca os "miúdos" já têm queda para a condução, o que lhes falta é sem dúvida o saber circular na via pública.
Esse sim é o calcanhar de aquiles da Condução de qualquer condutor.....
Temos que saber conduzir em segurança, e isso só se consegue com a ajuda de todos os PROFISSIONAIS DA CONDUÇÃO...
Todos temos que rumar para o mesmo lado, porque juntos é que conseguiremos que alguma coisa seja feita.
Não é estar aqui a criticar que é melhor aumentar o numero de aulas... que o vizinho vende as cartas mais baratas.... que o I.M.T.T. está a fazer umas leis que não lembram a ninguém...( ex: lei sobre o ensino na condução dado por tutores...)
Temos sim que nos recordar que foi com muito sacrificio que conseguimos melhorar a sinistralidade das Estradas ( em 1998 tinhamos 3250 mortos/ano em Portugual... hoje em dia temos 700 mortos/ano), todo este trabalho de consciencialização dos condutores Portugueses foi feito por quem??? ...( nós Instrutores de Condução, Escolas, Empresas do Sector, GNR, PSP.... ) ou seja todos rumámos para o mesmo lado.

Criei este Blog não para mim, mas para todos os meus colegas de profissão ( que me ajudem na troca de ideias sobre como conduzir em segurança ), ....todos os Portugueses ( que podem visitar o Blog e tentar tirar dúvidas e trocar ideias) e acima de tudo para todos os FUTUROS ENCARTADOS.... porque estes sim serão os proximos condutores de Portugal, pois são eles que vão circular nas nossas estradas; é neles e com eles que temos que trabalhar imenso, tentando mostrar-lhes como se conduz defensivamente, com segurança, contando com eles e com os outros, respeitando sempre o outro condutor.


Espero que Gostem .... e ajudem-me a fazer dos Portugueses melhores condutores.


Nuno Pereira

terça-feira, 30 de junho de 2009

Luzes .... duvidas



Blogger edcardoso disse...

Nuno, gostava que me tirasse uma dúvida:

O sinal luminoso intermitente de cor amarela, nos tractores agrícolas:
a) É de montagem obrigatória na máquina;
b) É de uso obrigatório só de noite;
c) É de uso obrigatório sempre.

Obrigado

Eduardo, Obrigado pelo seu comentário...


Aqui vai a sua resposta:

Tractor agricola:

- Avisador luminoso rotativo de cor amarela é de montagem obrigatória na maquina, pois é um veiculo que por si só circula na via publica em marcha lenta( velocidade maxima autorizada 40 km.)

- O uso obrigatório da mesma seja ele de Noite ou de Dia.

- Sempre que o veículo circula na via publica é obrigatório o uso da mesma(ligada).

Espero que tenha respondido á sua pergunta.
Obrigado.
Nuno Pereira
Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Comportamentos (cont...)


Aurora e Crepúsculo



No período em que o sol se apresenta na linha do horizonte, vulgarmente designado como "pôr do sol" ou "nascer do sol", se a luz solar incidir directamente nos olhos do condutor, este tem enorme dificuldade em observar os pormenores envolventes, os obstáculos existentes na via e ainda em calcular a distância que o separa dos outros veículos.

Nestas situações o condutor:

  • Pode atenuar estes efeitos, utilizando dispositivos apropriados (palas) ou óculos de sol apropriados.

  • Deve reduzir a velocidade, adaptando-a às condições de visibilidade.

  • Não deve efectuar ultrapassagens que exijam a utilização da parte da faixa de rodagem destinada ao trânsito de veículos em sentido contrário, porque pode não dispor de visibilidade suficiente para realizar a manobra em segurança.











Encandeamento - Causas e Comportamentos



O encandeamento consiste numa diminuição da visão pelo facto dos olhos receberem um excesso de luz. Pode ser originado:

  • Pelas luzes de outro veículo que circula em sentido contrário, principalmente se circula com os máximos ligados, ou se as suas luzes estão mal reguladas.

  • Pelo reflexo no espelho retrovisor interior das luzes dos veículos que seguem na traseira.

  • Pelo sol, reflectindo em superfícies brilhantes, como superfícies de gelo, ou poças de águas, ou mesmo pelo sol reflectido no pavimento em certos dias de Verão.



Em caso de encandeamento provocado pelos faróis de outro veículo, o condutor deve evitar olhar para a luz que o incomoda, desviando o olhar para o pavimento. Deve reduzir a velocidade, ou se necessário encostar à berma e parar, tendo no entanto a preocupação de verificar se existem peões ou motociclistas que possam ser perturbados.



Se for encandeado pelo retrovisor, deve redireccioná-lo rapidamente para deixar de ter essa luz nos olhos.



Se for encandeado pelo sol, deve orientar adequadamente as palas de protecção do sol, e se necessário colocar óculos de sol.




Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

Comportamentos (cont...)


Condução Nocturna



A condução nocturna é necessariamente diferente da condução diurna; é de noite que há mais riscos de ocorrência de acidentes. A condução nocturna resulta da conjugação dos seguintes factores:

  • O condutor

  • O veículo

  • Os outros utentes da via

  • As condições ambientais

  • Meio circundante

Assim, à noite, a maior monotonia da condução, a menor visibilidade (da estrada, das vias e dos outros utentes), a possibilidade de encandeamento e a diferente relação acção/reacção, são os factores que mais influenciam o condutor.
No que respeita ao veículo, as alterações do sistema de iluminação e a diminuição da capacidade da mesma podem influenciar negativamente a condução nocturna.

Quanto às condições ambientais, aos outros utentes e ao meio circundante, o nevoeiro, a pluviosidade intensa, a deficiente iluminação das localidades, a fraca visibilidade das bermas, dos peões e dos veículos de duas rodas, são os factores a ter em conta quando se conduz à noite.

Para manter uma condução nocturna segura, o condutor deve seguir as seguintes indicações:

  • Reforçar o cuidado evitando ingerir bebidas alcoólicas, e dar maior atenção ao seu estado de fadiga.

  • A acuidade visual nocturna está reduzida.

  • Deve verificar o sistema eléctrico do seu veículo e o estado de limpeza do pára-brisas, espelhos retrovisores e faróis.

  • Deve reduzir a velocidade nas localidades e se as condições atmosféricas o exigirem.



Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Comportamentos (cont...)


Vento



O vento é a deslocação do ar atmosférico que, conforme a sua intensidade, pode influenciar a normal trajectória do veículo.
A maior ou menor influência do vento sobre a trajectória dos veículos, faz-se sentir em função da velocidade a que circulam, das suas dimensões e da carga que eventualmente transportem e o seu acondicionamento.

O vento lateral forte provoca desvios de trajectória, especialmente quando se passa de zonas abrigadas para descampadas, ou quando de ultrapassa ou cruza com outro veículo. O condutor para atenuar os efeitos provocados pelo vento, deve:

  • Reduzir a velocidade.

  • Segurar com mais firmeza o volante.

  • Estar especialmente atento, pois o vento forte pode arrancar ramos das árvores ou deslocar os mais diversos objectos.

  • Deixar um espaço lateral maior na ultrapassagem ou cruzamento com veículos de duas rodas.



Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

Comportamentos (cont...)


Neve e Gelo



A queda de neve reduz a visibilidade. Assim para melhor ver e ser visto, o condutor deve utilizar as luzes de cruzamento (médios) e, no caso de redução significativa da visibilidade, as luzes de nevoeiro à retaguarda. À frente o condutor pode utilizar as luzes de nevoeiro, em substituição ou para complementar as luzes de cruzamento.
O condutor deve ainda utilizar o sistema de ventilação (para evitar o embaciamento dos vidros) e, quando necessário, os limpa pára-brisas.

A presença de neve ou gelo sobre o pavimento, torna-o escorregadio, provocando assim, uma redução muito grande da aderência que, por vezes, chega a ser quase nula.

Nestas circunstâncias, o condutor deve:

  • Reduzir a velocidade, adaptando-a às condições de aderência.

  • Aumentar a distância de segurança.

  • Prever as paragens com bastante antecedência.

  • Evitar acelerações e travagens bruscas.

  • Verificar se existe sinalização que obrigue ou aconselhe à utilização de correntes de neve.

O condutor não se apercebe com antecedência da presença de gelo sobre o pavimento, motivo pelo qual deve estar especialmente atento, sobretudo quando circula em zonas habitualmente favoráveis à formação do mesmo



Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

Comportamentos (cont...)


Como Corrigir a Derrapagem



Não existem soluções infalíveis que permitam corrigir o efeito produzido por uma derrapagem, mas os condutores com mais experiência concordam que, por vezes é possível conseguir a sua neutralização se, nesse momento, forem cumpridas algumas regras, nomeadamente:

  • Deixar de travar (embora exista sempre tendência para fazê-lo).

  • Não desembraiar (para que o motor prenda as rodas).

  • Rodar o volante para o mesmo lado que desliza a retaguarda do veículo.

  • Logo que o veículo comece a normalizar a sua trajectória, rodar o volante suavemente no sentido oposto para evitar uma segunda derrapagem em sentido contrário.

A derrapagem é uma situação anormal muito difícil de corrigir pelo que, é mais fácil e prudente evitar as razões que dão origem à mesma.



Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

Comportamentos (cont...)


Como Evitar a Derrapagem



Sempre que em circunstâncias especiais reduzam excessivamente a aderência dos pneus ao pavimento, a condução exige algumas precauções especiais para evitar a derrapagens, entre as quais se recomenda que o condutor:

  • Movimente o volante da direcção com maior suavidade possível.

  • Não acelere nem desacelere com brusquidão.

  • Quando pretender parar o veículo, em vez de fazer uma travagem forte e contínua, faça uma série de pequenas e suaves travagens para evitar o bloqueio das rodas (actualmente os veículos estão equipados com ABS que evita este perigoso efeito).

  • Utilize velocidades de menor andamento, de modo a reduzir ao mínimo o uso dos travões.

  • Depois de reduzir de velocidade na caixa de velocidades, não solte o pedal da embraiagem repentinamente.

As derrapagens iniciam-se com os movimentos bruscos da direcção, dos travões e das acelerações do motor. Este perigo agrava-se quando a velocidade for exagerada. Se todas as acções da condução forem suaves, o perigo de derrapar é mínimo.



Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Comportamentos (cont...)


Condução em Piso Molhado




Verifique regularmente os pneus...


Verifique sempre os pneus antes de seguir viagem. Não se esqueça de efectuar a seguinte manutenção de rotina:
- Mantenha os pneus com a pressão de ar correcta. A pressão de ar correcta para os seus pneus está especificada pelo fabricante do veículo e está indicada na soleira da porta do veículo e na tampa do porta-luvas ou tampa do depósito de combustível. Também se encontra no manual de instruções. O número indicado no flanco do pneu não é a pressão de ar recomendada para o seu pneu, é a pressão de ar máxima para o pneu. Deve verificar a pressão de ar dos pneus pelo menos uma vez por mês. Verifique a profundidade do piso dos pneus. A profundidade correcta do piso irá impedir as derrapagens e a aquaplanagem.



Reduza a velocidade.

À medida que a chuva vai caindo, esta vai-se misturando com a sujidade e óleo depositados na estrada, criando condições de aderência precária propícias a derrapagens. A melhor forma de evitar as derrapagens é reduzir a velocidade. A condução a uma velocidade menor permite que uma maior superfície do piso do pneu esteja em contacto com a estrada, possibilitando uma melhor tracção.



Saiba como recuperar de uma derrapagem.

As derrapagens podem acontecer mesmo aos condutores mais cautelosos. Se o seu automóvel derrapar, lembre-se de não carregar a fundo no travão. Não bombeie os travões se o seu automóvel estiver equipado com um sistema de travagem anti-bloqueio (ABS). Em vez disso, exerça uma pressão firme e constante nos travões e vire o automóvel na direcção da derrapagem.



Mantenha uma distância segura para o veículo que segue à sua frente.

A condução em piso molhado exige uma utilização suave de todos os comandos principais:
- Direcção, embraiagem, travões e acelerador, e uma maior tolerância para erros e emergências. Quando inicia uma viagem com chuva, os seus sapatos estão molhados e podem facilmente escorregar dos pedais. Limpe as solas nos tapetes de borracha do automóvel antes de colocar o motor em funcionamento. Todos os condutores devem verificar regularmente se os faróis, luzes traseiras, luzes de stop e indicadores de mudança de direcção estão a funcionar correctamente. A distância de travagem é três vezes maior em piso molhado do que em piso seco. Uma vez que é necessária mais distância para travagem, é importante não ir muito junto ao veículo que segue à sua frente. Mantenha um pouco mais do que o comprimento de dois automóveis entre si e o veículo que segue à sua frente.



Conduza no rasto dos pneus do veículo que segue à sua frente.

Evite utilizar os travões. Sempre que possível, reduza a velocidade retirando o pé do acelerador. Acenda os faróis, mesmo com chuva ligeira. Não só o ajudam a ver a estrada, mas também ajudam os outros condutores a vê-lo. Se o seu automóvel estiver equipado com luzes de condução diurna, deve acendê-las para que os veículos que seguem atrás de si possam vê-lo melhor.



Prepare-se para a viagem.

A condução em piso molhado exige uma utilização suave de todos os comandos principais:
- Direcção, embraiagem, travões e acelerador e uma maior tolerância para erros e emergências. Quando inicia uma viagem com chuva, os seus sapatos estão molhados e podem facilmente escorregar dos pedais. Limpe as solas nos tapetes de borracha do automóvel antes de colocar o motor em funcionamento. Todos os condutores devem verificar regularmente se os faróis, luzes traseiras, luzes de stop e indicadores de mudança de direcção estão a funcionar correctamente.



Aprenda a evitar e lidar com a aquaplanagem.

A aquaplanagem acontece quando a água à frente dos pneus se acumula mais rapidamente do que a capacidade do peso do seu automóvel em empurrá-la para fora do caminho. A pressão de água faz com que o automóvel suba e deslize sobre uma fina camada de água entre os pneus e a estrada. Nesta altura, o automóvel pode perder totalmente o contacto com a estrada e o condutor corre perigo de derrapar ou de sair da faixa, ou mesmo da estrada. Para evitar o aquaplaning, mantenha os pneus com a pressão de ar correcta, mantenha um bom piso nos pneus e substitua-os quando necessário, reduza a velocidade e mantenha-se afastado das poças de água. Tente conduzir nos rastos dos pneus dos automóveis que seguem à sua frente. Caso verifique a ocorrência de aquaplaning, não trave ou vire o volante repentinamente. Isso pode provocar uma derrapagem do automóvel. Solte ligeiramente o pedal do acelerador até que o automóvel reduza a velocidade e volte a sentir a estrada. Se precisar de travar, faça-o suavemente, bombeando os travões ligeiramente. Se o seu automóvel estiver equipado com ABS, trave normalmente; o computador do automóvel irá reproduzir a acção de bombagem, sempre que necessário.



Se a chuva passar a ser muito intensa, pare o automóvel!

A chuva forte pode sobrecarregar as escovas do limpa pára-brisas, permitindo uma camada de água quase contínua sobre o pára-brisas. Quando a visibilidade é tão limitada que as bermas da estrada ou os outros veículos não puderem ser vistos a uma distância segura, deve parar o automóvel e esperar que a chuva passe. É melhor parar nas áreas de repouso ou noutras áreas abrigadas. Se a berma da estrada for a sua única opção, afaste-se o máximo possível da faixa de rodagem e aguarde até que a tempestade passe. Mantenha os faróis acesos e acenda as luzes de emergência para alertar os outros condutores.



As primeiras chuvas tornam o piso muito escorregadio.

As primeiras chuvas fazem sempre com que a estrada esteja muito difícil de conduzir, uma vez que a lama e o óleo se misturam com a água, formando uma camada bastante escorregadia. É provável que os condutores sintam um menor controlo e são aconselhados e terem cuidados redobrados na primeira meia hora após o início da chuva.



O céu nublado reduz a visibilidade.

Tenha especial cuidado quando ultrapassar outros veículos.



Seque os travões depois de conduzir através de água acumulada na estrada.

Se tiver conduzido através de água acumulada suficientemente profunda para molhar as pastilhas dos travões, accione os travões ligeiramente para secá-las.



Não conduza com cansaço.

Pare o automóvel pelo menos de 2 em 2 horas ou de 160 em 160 quilómetros para descansar.



Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

Comportamentos (cont...)


Aquaplanagem



A Aquaplanagem é a perda de aderência, resultante da formação de uma camada de água sobre a qual os pneus deslizam, produzindo um efeito semelhante ao de uma camada de lubrificante.
Isto acontece quando a velocidade é excessiva e as rodas não têm tempo para desalojar a água existente no pavimento e patinam sobre a sua superfície, o que faz perder quase completamente o domínio da direcção e dos travões.

Quando há geada ou está a nevar, cria-se uma camada de gelo vidrado sobre o pavimento, que o torna escorregadio quando sobre ele circula o veículo. Para permitir que o veículo possa rodar sobre a neve ou gelo, tem que se envolver as rodas motoras do veículo em correntes próprias para que se possam cravar e agarrar no gelo ou neve.

Nestas situações, deve-se levantar o pé do acelerador, não se deve travar nem mover o volante, esperando que o veículo diminua de velocidade e os pneus voltem a tomar contacto com o pavimento.

Quando estiver a chover ou o pavimento ainda continuar molhado, o condutor deve:

  • Reduzir a velocidade, adaptando-a às condições de aderência e de visibilidade.

  • Aumentar a distância de segurança.

  • Prever uma distância de travagem maior (a distância de travagem aumenta aproximadamente 50%).

  • Evitar acelerações e travagens bruscas.



Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

Comportamentos


Principais Comportamentos a Adoptar



O condutor deve adaptar a velocidade de circulação às características do veículo, da via, às condições climatéricas e ambientais.

Se estiver a chover, ou se existirem poças de água na via, o condutor deverá circular a velocidade moderada. Desta forma poderá parar com segurança.

Relativamente às poças de água, o condutor deve ter o máximo cuidado por vários motivos:

  • Para não molhar os peões que circulam nos passeios perto da via.

  • Para que o veículo não se desvie da sua trajectória por ter passado por uma poça mais profunda do que previa.

  • Deve ter especial cuidado porque pode não se aperceber da profundidade ou das características dessa poça.

  • Depois de passar por um troço cheio de água, deve verificar a eficácia dos travões.

Quanto maior for a velocidade do veículo em pavimento molhado, as rodas empurram à sua frente a água que está no pavimento, provocando o que se chama aquaplanagem ou hidroplanagem. Nestas circunstâncias a segurança do veículo está seriamente comprometida, podendo derrapar e despistar-se.



Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Equipamentos de Segurança (cont...)


Extintores



O extintor é um dispositivo de retenção de fogos e é um acessório de grande importância e indispensável em qualquer veículo, pois permite o controlo do incêndio quando este se está a iniciar, não o deixando tomar proporções incontroláveis.

Elementos da Segurança Activa e Passiva

A segurança activa é a existente no veículo que reduz a possibilidade de ocorrência de acidentes. Fazem parte da segurança activa:

  • travões ABS

  • direcção assistida

  • espelhos retrovisores, pára-brisas e janelas com boa visibilidade

  • performance (boa e rápida aceleração do veículo)

  • eficácia e segurança do sistema de suspensão

  • eficácia do sistema de iluminação

A segurança passiva é a existente no veículo que protege os seus ocupantes dos efeitos de um embate:

  • cintos de segurança

  • bancos apropriados

  • encosto de cabeça

  • airbag

  • barras de segurança laterais

  • estrutura resistente do quadro

  • coluna de direcção deformável

  • estruturas deformáveis da carroçaria para absorver a energia do choque




Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

Equipamentos de Segurança (cont...)


Sinal de Pré-Sinalização de Perigo



É obrigatório o uso do sinal de pré-sinalização de perigo sempre que o veículo fique imobilizado na faixa de rodagem ou na berma ou nestas tenha deixado cair carga.



O sinal deve ser colocado perpendicularmente em relação ao pavimento e ao eixo da faixa de rodagem, a uma distância nunca inferior a 30 metros e por forma a ficar bem visível a uma distância de pelo menos 100 metros.

A não utilização do sinal de pré-sinalização de perigo e das luzes avisadoras de perigo constitui contra-ordenação grave, podendo levar à aplicação de sanção acessória de inibição de conduzir de um mês a um ano.



Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

Equipamentos de Segurança (cont...)


O Colete Retrorreflector



Todos os veículos a motor em circulação têm de estar equipados com um sinal de pré-sinalização de perigo e um colete, ambos retrorreflectores e de modelo oficialmente aprovado. No entanto, esta obrigação não se aplica a veículos de duas ou três rodas, aos motocultivadores e aos quadriciclos sem caixa.

O colete retrorreflector ou de pré-sinalização de perigo tem de ser utilizado sempre que o veículo fique imobilizado na via ou na berma, e o condutor do veículo estiver a:

  • colocar o triângulo de pré-sinalização de perigo

  • reparar o veículo

  • remover carga caída na via

Estes coletes não têm que se encontrar no interior do habitáculo do veículo, podendo ser guardados na bagageira, uma vez que não existe regra que obrigue a que o condutor tenha o colete vestido quando sai do veículo.

O colete retrorreflector pretende tornar mais visíveis os automobilistas que se encontram na via quando o seu veículo está imobilizado. São considerados equipamentos de protecção individual, e têm de satisfazer os requisitos estabelecidos numa das seguintes normas harmonizadas:

  • NP EN 471 - vestuário de sinalização de grande visibilidade

  • NP EN 1150 - vestuário de protecção/vestuário de visibilidade para uso não profissional/métodos de ensaio e requisitos

O uso de coletes que não tenham a marca de conformidade prevista nestas normas é equiparado à sua não utilização, ou seja, pode ser penalizado como se não o estivesse a usar.

Desde que obedeçam àquelas características, podem ser de cor amarela, laranja, verde, rosa, etc. Se não possuir colete retrorreflector pode ser punido com coima de 60 a 300 euros, e se não o utilizar quando a isso é obrigado, pode ter de pagar uma coima que varia entre 120 e 600 euros.



Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

Equipamentos de Segurança (cont...)


Sistemas de Retenção para Crianças



Pode usar cadeiras próprias para crianças, ou a partir do momento em que elas, embora tenham menos de 12 anos e menos de 150cm, ultrapassem os 36kg de peso, sistemas elevatórios conjugados com cintos de segurança.

Os sistemas de retenção para crianças são classificados em cinco grupos:

  • 1º - Grupo 0: peso inferior a 10kg, alcofa rígida e até 9 meses ou 10kg, cadeira assento invertido

  • 2º - Grupo 0+: peso inferior a 13kg, cadeira assento invertido.

  • 3º - Grupo I: peso entre 9kg e 18kg, cadeira assento invertido.

  • 4º - Grupo II: peso entre 15kg e 25kg, cadeira apoio/banco elevatório.

  • 5º - Grupo III: entre 22kg e 36kg, banco elevatório.



Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

Equipamentos de Segurança (cont...)


Cinto de Segurança e Encosto de Cabeça



O condutor e passageiros transportados em automóveis são obrigados a usar os cintos e demais acessórios de segurança com que os veículos estejam equipados.

Assim, os automóveis ligeiros têm de ter cintos de segurança ou sistemas de retenção aprovados no lugar do condutor e de cada passageiro.

Exceptuam-se da obrigatoriedade de instalação deste acessório:

  • as máquinas agrícolas, tractores agrícolas, tractocarros e motocultivadores

  • nos bancos da frente, os automóveis ligeiros de passageiros e mistos matriculados antes de 01/01/1966 e os restantes automóveis ligeiros matriculados antes de 27/05/1990.

  • nos bancos da retaguarda, os automóveis ligeiros matriculados antes de 27/05/1990.

As pessoas que possuam um atestado médico de isenção por graves razões de saúde (emitido pela autoridade de saúde da área da sua residência) não têm de usar este dispositivo.

Também podem ser dispensados da utilização de cinto de segurança, por despacho do director-geral do IMTT, profissionais de determinadas profissões, pelo facto da sua utilização se revelar inconveniente para o seu exercício. Para este efeito são emitidos certificados de dispensa do uso do cinto de segurança.

No entanto, independentemente dessa dispensa, estão dispensados de utilizar obrigatoriamente o cinto de segurança dentro das localidades:

  • os condutores dos veículos de polícia, bombeiros, bem como os agentes de autoridade e bombeiros quando transportados nesses veículos

  • condutores de automóveis ligeiros de aluguer, letra A, letra T ou taxímetro (táxis)

Quanto ao encosto de cabeça, deve ser ajustado para cima ou para baixo à altura da cabeça do condutor ou passageiros de modo a que, em caso de embate pela retaguarda, a cabeça possa ficar protegida.



Created for http:\\conduziremseguranca.blogspot.com

Read more...

  © http://conduziremseguranca.blogspot.com Blog Created by Nuno Pereira 2009

Back to TOP